De modo geral, o transporte de cargas exige cuidados especiais para garantir a integridade e segurança das mercadorias. Porém, alguns itens precisam de atenção específica como é o caso por exemplo, dos produtos líquidos, que necessitam de veículos e equipamentos com certas particularidades para realizar seu carregamento com qualidade e eficiência.
Afinal, como funciona o transporte de cargas líquidas?
Primeiramente, esse tipo de carga deve ser feito pelo modal rodoviário com caminhões-tanques, caminhão-pipa ou caminhão-cisterna, os quais são apropriados para esse tipo de operação. Dado que estes tipos de veículos são equipados com grandes reservatórios, destinados aos transportes de líquidos.
Ademais, os caminhões utilizados são tipos truck (pesados) ou carretas extra pesadas, com equipamentos acoplados isotanks e flexitanks, que são reservatórios especiais em formato de containers.
Sendo assim, o flexitanks consiste em um bag (balão) resistente usado para embarque de 20 DRY ou 40 HC. No entanto, este equipamento possui algumas limitações e por isso, precisa de cuidados especiais, o que torna a operação mais cara. Outro ponto importante é que os contêineres utilizados devem ser vistoriados por um profissional experiente e não podem possuir defeitos.
Já em relação ao isotanks, trata-se de um container em formato de cilindro, projetado especialmente para o transporte de produtos líquidos. Com isso, este equipamento possibilita a otimização de custos, pois não há bag neste caso, e nem risco de estourar e perder o produto. Além do que, o isotank permite maior volume de carregamento, sendo cerca de 27 toneladas.
Transporte de cargas líquidas a granel
Sobre o transporte de cargas líquidas a granel, estes são produtos que não oferecem perigo. Exemplo disso, são água potável, sucos, leites, óleo, xaropes, vinho, entre outros líquidos, desde que sejam transportados sem embalagens.
Neste sentido, os caminhões que realizarão este tipo de transporte precisam dispor de características como carroceria com um tanque de aço devidamente higienizado. Além disso, existem situações como nas movimentações de leites e sucos que precisam de compartimento refrigerado, já que os itens podem estragar devido ao calor excessivo.
Os caminhões-tanques também servem para o transporte de cargas líquidas a granel como produtos químicos e combustíveis, os quais são chamados de transporte de cargas perigosas. A partir disso, os veículos podem ter até três compartimentos, sendo um para gasolina, outro para etanol e o último para o diesel. A sua capacidade máxima é de 50 mil litros e a descarga no posto de combustível demora em média 15 minutos.
Como este tipo de transporte apresenta riscos, as empresas de transporte de cargas que atuam com produtos líquidos perigosos devem seguir uma legislação específica e ministrar treinamentos aos funcionários. Desse modo, permite percorrer os trajetos com maior tranquilidade e segurança dos motoristas, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.