A pontualidade nas entregas do transporte de cargas é fator crucial para a eficiência das operações logísticas. Devido a isso, essa tarefa precisa de controles rígidos a fim de garantir o atendimento aos prazos de remessas estipulado ao cliente. Caso contrário, quando ocorrem atrasos nas entregas, gera impacto negativo para a empresa principalmente referente a sua imagem, além de prejuízos como até mesmo a perda do cliente.
Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, confira como evitar atrasos nos prazos de entrega. Acompanhe!
Tenha um bom planejamento logístico
Na logística a elaboração de um planejamento é extremamente importante para que as atividades sejam realizadas com efetividade. Neste contexto, para otimizar uma etapa, é necessário um plano que considere minuciosamente os detalhes do processo em questão, desde fatores internos e externos.
Desse modo, as transportadoras costumam trabalhar com procedimentos padronizados e realizam investimentos em tecnologias, infraestrutura e terceirização. Por consequência, reduz-se as falhas e eliminam-se contratempos que causaria atrasos nas entregas de mercadorias.
E como o setor logístico depende da força coletiva, seu planejamento deve abranger atividades que influenciam diretamente a fase de entrega, como por exemplo, sistemas de inventário, gestão de estoque e planos de rotas.
Otimização dos processos internos
A otimização dos processos internos terá como finalidade a identificação de gargalos e contratempos. Em função disso, o recomendável é que seja feito o mapeamento dos processos, os quais possibilitem o monitoramento de áreas de forma correta e organizada. Assim, com as informações em mãos, o passo seguinte é criar estratégias com a intenção de eliminar os riscos existentes.
De modo geral, há dificuldades comuns para todas as empresas em relação ao controle interno como atrasos na emissão de documentos, falta de comunicação e processos obsoletos.
Aperfeiçoamento do processo de distribuição
O processo de distribuição dá-se início quando a mercadoria chega ao armazém e logo em seguida, começa a sua separação. Com isso, se há um espaço longo de tempo entre a chegada do item e o início do processo de triagem, a entrega para o cliente tende a sofrer. Por esse motivo, é necessário garantir que tanto a separação quanto o armazenamento em estoque sejam realizados em menor tempo e custos possíveis.
Utilize sistema de roteirização
A roteirização é um sistema importante para assegurar que as entregas sejam realizadas conforme o programado. Isto é, o motorista seguirá um percurso que vise a economia de custos e diminuição no tempo de entrega. Já que definem rotas que evitam fluxos intensos de trânsitos, rodovias precárias, trajetos com menos pedágios, entre outros. Logo, este é um recurso primordial para que os gestores consigam otimizar as viagens e torná-las mais rápidas e seguras.
Abasteça o estoque para sua demanda
Com a previsão de demandas estima-se a quantidade de cada produto e verificam se os mesmos estão disponíveis no armazém, a fim de evitar a falta de itens para o envio imediato. Sendo assim, garante que os pedidos sejam entregues no prazo estimado, já que há estoque disponível para suprir as demandas, mesmo que eleve o número de encomendas.
Defina prazos realistas
É imprescindível a definição de prazos realistas que considerem possíveis imprevistos como fatores climáticos, geográficos e sociais que influenciam as entregas. Pois, as empresas que atuam com profissionalismo não colocaram em risco a eficácia de suas atividades estipulando datas que não possam ser cumpridas, uma vez que qualquer serviço está sujeito às situações macroambientais e outras adversidades.
Portanto, toda cadeia logística é considerada essencial para que as operações sejam efetuadas com assertividade. Desta maneira, a criação de estratégias para cada etapa é tão importante, ainda mais quando se refere ao processo de entrega das mercadorias, fator que diretamente garante a satisfação do cliente. Por isso, quando se cumpre as datas estabelecidas ou ainda os definem em um curto prazo, torna-se verdadeiro atrativo e motivador de compra.