A terceirização na logística tem se tornado cada vez mais comum, visto que é uma maneira encontrada para ajudar na execução de determinadas atividades. Sendo assim, empresas especializadas são contratadas a fim de conduzir e atender as demandas que lhe serão designadas.
Neste contexto, quando uma transportadora decide terceirizar alguma tarefa, recomenda-se analisar profundamente e entender se realmente esta é a solução para o negócio. Não é uma regra, mas, é interessante que primeiro faça essa análise antes de adotar qualquer medida.
O que é a terceirização?
Primeiramente, o conceito de terceirização nada mais é do que o ato de atribuir a responsabilidade de uma atividade a outra pessoa ou empresa. Tendo como objetivo a contratação de empresa especializada em determinada atividade, para que possa desempenhá-la de modo mais eficiente. Outro ponto de vista sobre terceirizar serviços refere-se à economia, seja de gastos, tempo ou esforços.
Mas, afinal, como funciona a terceirização na logística?
De modo geral, as atividades logísticas como armazenagem de cargas, manuseio de materiais, transporte, montagem, limpeza e segurança, podem ser terceirizadas. Deste modo, as empresas especializadas se tornarão parceiras da transportadora e terão a responsabilidade pela execução das tarefas contratadas.
Entretanto, a maioria das empresas não terceirizam todos os serviços, apenas alguns deles, e mesmo que seja necessário contratar mais de um parceiro, as vantagens são as mais diversas.
As vantagens da terceirização
Assim como qualquer outra estratégia adotada no setor logístico, a terceirização oferece vantagens importantes para o dia a dia da empresa. Tais como:
Redução de custos
A partir da contratação de empresas especializadas em determinadas atividades, o principal resultado positivo é a redução de custos dos processos. Dado que permite alterar custos fixos por variáveis e assim, diminuir o sobrecargo do fluxo de caixa da empresa.
Neste sentido, os custos da operação ficam definidos em contrato, facilitando então para o gestor ter total controle, além de reduzir consideravelmente a possibilidade de gastos extras.
Só para exemplificar, gastos com combustível, funcionários, manutenção e outros, passam para a empresa terceirizada. Normalmente, essas empresas prestam serviços para vários clientes, o que possibilita dividir seus custos fixos entre eles, ou seja, os benefícios tornam-se mútuos.
Gestão estratégica
A contratação do serviço terceirizado proporciona aos gestores se dedicarem ainda mais a gestão estratégica, já que a logística não se trata somente de tarefas operacionais. Com isso, poderá atentar-se à otimização de projetos que tem como objetivo a compra e armazenamento de mercadorias, de transporte e distribuição, os quais em conjunto agregam valor à empresa e ainda geram destaque no mercado.
Tecnologia avançada e veículos modernos
A parceria com empresas de softwares e hardwares possibilitam investir em sistemas modernos e inovadores que tornam o serviço de alta qualidade. Dessa forma, existem hoje, organizações que disponibilizam equipamentos voltados exclusivamente para o setor logístico, os quais permitem integração entre as atividades e consequentemente automatizam os processos, tornando-os mais precisos.
Outro ponto ainda, são os veículos usados para armazenagem e movimentação de mercadorias, em geral, são modernos e contam com manutenções constantes. Por consequência, garante uma gestão mais eficiente, maior produtividade e confere agilidade nas operações.
Entregas mais eficientes e processos simplificados
O serviço de entrega é uma das etapas mais importantes no setor logístico, por isso, ao ser terceirizada, busca-se priorizar o atendimento ao cliente. Isso porque, profissionais qualificados ficarão responsáveis pelo acondicionamento dos produtos, segurança e do transporte até o destino final.
Além do mais, com a terceirização, tende a tornar os processos mais simplificados, ágeis e eficazes. Por esse motivo, esta é uma vantagem significativa, pois propicia ótimos resultados, além de diminuir falhas existentes na operação e desperdícios de recursos.
Portanto, a terceirização na logística é importante principalmente para transportadoras com grandes demandas e com isso, conseguem delegar atividades com outras empresas desde que sejam especializadas. O resultado disso são operações mais seguras, otimizadas e com alta qualidade.