Conheça 6 fatos históricos do setor logístico

O setor logístico teve sua história iniciada na época da antiguidade, porém, a devida importância tenha realmente sido atribuída quando ocorreram as guerras. Isso porque eram longas e distantes, e havia a necessidade de deslocamento de recursos. Sendo assim, ocorriam o transporte de armamentos, tropas e carros de guerra pesados aos locais de combate, logo, era necessário planejamento e organização. 

Em vista disso, as primeiras formas logísticas eram feitas apenas com o objetivo de valores agregados à venda. Somente com o passar do tempo foi surgindo a logística de pós-venda, como ocorre atualmente, com o objetivo principal de fidelizar os clientes. Pois, as empresas do setor passaram a entender a necessidade de proporcionar benefícios entre o produto e o preço pago pelo cliente. 

Assim também, a partir dos 2000, quando a conscientização global se tornou cada vez mais importante para as empresas, surgiu a logística reversa. Sendo uma operação diferente da logística tradicional, esta funciona para recolher produtos e remover ativos da cadeia de suprimento, o qual visa o cuidado com o meio ambiente.

1 – História da logística no Brasil

No Brasil, a logística deu seus primeiros passos por volta de 1960, com um mercado que não era tão dinâmico e globalizado. Além disso, naquela época existia pouca concorrência e havia dificuldades para manter o controle de estoque. Com isso, era nítido a necessidade de mudanças a fim de que as atividades pudessem ser feitas com mais assertividade. 

Desse modo, por volta de 1970 a logística brasileira começou a ter novos ares, e um dos seus principais fatores foram as atividades automobilística, que exigiam movimentação e armazenagem de peças. Foi também nesse período que surgiu a Associação Brasileira de Administração de Materiais (Abam), a Associação Brasileira de Movimentação de Materiais (ABMM) e o Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (Imam).

A saber, em 1980 as atenções foram direcionadas para os setores de transporte e armazenagem. Exemplo disso, foi que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas precisamente em 1984 criou o departamento de logística. E no ano de 1990, houve a inclusão de cálculos para estudos com administração, armazenagem, movimentação e distribuição de materiais. 

Ademais, não demorou muito para que a internet crescesse a partir da tecnologia da informação (TI). E também pelos softwares como por exemplo, o Warehouse Management System (WMS), no intuito de controlar e otimizar a movimentação das mercadorias. 

Neste contexto, o uso da tecnologia tem papel fundamental na evolução histórica da logística no Brasil, visto que trouxe resultados benéficos como a integração de departamentos. Além do mais, softwares como o Enterprise Resource Planning (ERP), roteirizadores e sistemas de rastreamento marcaram positivamente, e desde então proporcionam logística mais eficiente.

2 – Evolução logística

Outro ponto importante da história logística, trata-se da realização de planejamento durante as operações. Dado que as fases anteriores eram rígidas, e com a evolução houve uma melhoria significativa na comunicação, além de torná-las mais flexíveis, entre empresa, fornecedor e cliente.

Ademais, esta foi a fase dos dados eletrônicos, onde começaram a superar as informações manuais, nascia o sistema de códigos de barras e o controle de estoques. No Brasil, estava acontecendo a globalização e após o ano de 1980, os processos ficavam cada vez mais velozes, embora a internet ainda tivesse no início, eram dados os primeiros passos para uma evolução no setor logístico.

3 – Crescimento de mercado

A logística desde então veio crescendo, se inovando e sempre surgindo novas possibilidades. Como por exemplo, foi o caso dos produtos que ganharam novas cores, tamanhos e linhas de consumo, além da indústria de alimentos que obteve grande destaque.

Contudo, ao contar com esses novos produtos, o setor passou a ter dificuldades em seus controles de estoques, já que havia uma variedade de produtos que por consequência gerava altos custos. Por essa razão, tornou-se necessário dispor de novas possibilidades que ajudassem a controlar os estoques e diminuir os gastos. 

Devido a isso, uma das principais alternativas para solucionar esses problemas foi o surgimento do transporte multimodal. Este que evoluiu rapidamente e vem conquistando cada vez mais espaço, pois também substituiu os trabalhos manuais e demorados. 

4 – Marketing no setor logístico 

Em relação ao marketing no setor logístico, se consolidou como atividade gerencial nos anos de 1970, o qual utilizou os 4Ps como principal estratégia, com a intenção de agregar valor ao produto.

Dessa maneira, a praça ou distribuição é um dos pilares do marketing e quando bem definida torna-se um dos maiores aliados juntamente com a tecnologia. Por causa disso a logística passou a ser dividida em quatro etapas:

Processamento de pedidos: onde ocorre o pedido feito pelo cliente e a forma de pagamento. Assim, com o surgimento das televendas e, alguns anos mais tarde, dos e-commerces, essa necessidade ficou cada vez mais evidente.

Armazenagem: em geral, os armazéns são necessários para abrigar a produção enquanto o varejo não solicita novos pedidos.

Estocagem: dos centros de distribuição, os produtos passam aos estoques das lojas e os pedidos são feitos em relação às vendas.

Transporte: os transportes são uma etapa imprescindível  e delicada da logística porque podem afetar diretamente o tempo de entrega, além das condições da carga e consequentemente o nível de satisfação dos clientes.

5 – Compras pela internet

Há algum tempo, vem surgindo um novo mercado com importante crescimento, trata-se das famosas vendas pela internet, mais precisamente o e-commerce. Em função disso, a logística também precisou se reinventar  a fim de seguir essa nova tendência.

Assim sendo, o supply chain management, também conhecido por gerenciamento da cadeia de suprimentos, foi visto como a melhor estratégia para se manter competitivo. Além do que, tem se firmado cada vez mais parcerias que facilitam este tipo de operação.

6 – Logística no século XXI

Com a chegada do século XXI, a logística teve uma virada e o principal fator desse ocorrido se deve a automação, já que utiliza-se da inteligência artificial para interpretação de padrões e execução de diversas tarefas. Assim, é possível otimizar fluxos de movimentação de materiais e armazenagem. 

Neste sentido, atualmente as operações logísticas têm sido feitas por meio de programação e inteligência artificial, desde a contagem do estoque até o rastreamento das mercadorias.