Atualmente, o transporte de cargas é uma das principais atividades do país, dado que lida com processos de distribuição e entrega de diversos setores da economia. Além disso, com os consumidores cada vez mais exigentes, é preciso que o setor de transporte vise atender adequadamente às demandas, especialmente tendo como primícias a qualidade e agilidade nos processos. Neste sentido, dispor de uma boa gestão é fator crucial para a satisfação dos clientes e, por conseguinte, o crescimento dos negócios.
Desse modo, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir saiba como melhorar a gestão do transporte de cargas. Confira!
Controle os gastos
Primeiro de tudo, recomenda-se que para adquirir uma gestão de transporte de cargas eficaz é necessário controlar os gastos. Isso porque, com análise dos custos fixos e variáveis, irão ajudar na realização de um planejamento aprofundado sobre o mercado, de curto, médio e longo prazo. A partir disso, torna-se possível utilizar essas informações a favor da empresa no intuito de elaborar novas estratégias e ações.
Elabore um plano de risco
A elaboração de um plano de risco é algo obrigatório e exigido pela ANTT no transporte de cargas, o qual tem como finalidade criar ações de medidas preventivas. Sendo assim, um plano contra os riscos auxiliará na proteção das cargas de adversidades como:
- Roubos;
- Avarias;
- Extravios;
- Multas;
- Apreensões de mercadorias.
Posto isso, é primordial que se conheça bem a legislação, além de ser importante atentar-se às questões adversas da estrada, com planejamento de viagens e um mapa de risco eficiente.
Planejamento da manutenção de frota
Outro ponto importante para uma gestão eficiente do transporte de cargas, é definir um planejamento para manutenção das frotas de maneira periódica, visando o ótimo custo-benefício. Dessa forma, ao planejar permite acompanhar com clareza o estado das peças e assim saber exatamente o momento oportuno para fazer a troca das mesmas.
Gerenciamento de riscos
Com o planejamento de riscos a empresa contará com diversos benefícios, entre os principais estão a prevenção de prejuízos e as frotas mais seguras. Além disso, o gerenciamento de riscos adequado garante:
- Diminuição de ocorrências danosas ao longo do transporte de carga;
- Redução dos índices de despesas associadas à falta do gerenciamento de riscos;
- Realocação dos investimentos;
- Redução dos custos com o transporte de carga.
Aperfeiçoamento dos colaboradores
Investir em aperfeiçoamento dos colaboradores é ótimo para ambas as partes, tanto para empresa, quanto para o profissional e ainda também para o cliente. Consequentemente, há ganhos como agilidade, serviços mais qualificados, clientes satisfeitos e maior credibilidade no mercado.
Em função disso, os motoristas, por exemplo, tendem a exercer suas funções com mais excelência, reduzindo os índices de acidentes, economizando recursos como os combustíveis e maior produtividade.