O setor logístico é um dos segmentos que mais vem sendo aprimorado nos últimos anos, isso graças às inovações tecnológicas. E mesmo diante da pandemia o setor continua evoluindo, isso porque vem se adaptando à nova realidade.
Assim sendo, o surgimento de novas tendências tecnológicas faz com que as empresas do setor se adequem para se manter competitivas, e ainda aumentar a satisfação dos clientes. Por esse motivo, torna-se crucial reinventar e aprimorar os processos por meio de investimentos em tecnologia, os quais estão cada vez mais presentes na logística.
Posto isso, a seguir saberemos mais sobre as principais inovações do setor logístico, acompanhe e saiba tudo!
IA-Inteligência Artificial
A saber, a inteligência artificial também conhecida por IA, é uma aplicação que ainda está em desenvolvimento na logística, sendo previsto sua potência máxima nos próximos anos, embora no setor já existam algumas práticas consolidadas.
Dessa forma, dentre as aplicações dessa inovação na logística as principais são: previsão de tendência de consumo, o famoso Big Data, a automatização no armazenamento, softwares que otimizam as rotas, controle da cadeia de suprimentos a partir da automação das operações.
Esses exemplos, são as práticas que já vem sendo utilizadas na logística e que estão presentes em diversos processos. Com isso, a IA é uma forma de otimizar os processos de armazenagem, transporte, gestão de frotas, motoristas, entre outros, ou seja, aumenta a eficiência.
Automatização dos processos
A automatização dos processos certamente é uma das maiores tendências e que tem crescimento considerável há algum tempo na cadeia logística, por meio disso, é possível investir na integração entre sistemas.
Logo, automatizar as atividades visa maior eficiência nas operações, além de garantir outros benefícios como agilizar as entregas e melhorar a precisão das demandas. Além do mais, minimiza custos, tempo e espaço, diminui acidentes e erros, dado que a padronização dos processos ocorre por causa do uso de máquinas.
Marketplaces
Os marketplaces é uma inovação que vem crescendo muito por conta do crescimento de outro setor, o e-commerce. Assim, o marketplace funciona a partir da conexão entre quem oferece os serviços, o transporte de cargas, e quem deseja contratar.
Devido a isso, permite que antes de ocorrer a contratação dos serviços de transporte de cargas, o contratante possa levantar alguns dados como preços e prazos de entregas. Além disso, os marketplaces de fretes oferecem rastreamento em tempo real, com informações relacionadas à entrega, desde a saída até a entrega ao destinatário final.
Inovação verde
A inovação verde, também conhecida por sustentabilidade, é um tema cada vez mais presente e importante para as empresas do setor logístico. Em vista disso, várias empresas têm mudado sua política a fim de obter operações mais sustentáveis, que visam a preservação do meio ambiente.
Desse modo, essa é considerada uma das inovações mais importantes, o qual tem como objetivo reduzir a emissão de carbono e gases danosos. Assim também, ações como combustível ecológico, por exemplo, diminuem o nível de poluentes e de ruídos sonoros, outro exemplo é a adesão aos veículos elétricos. Ademais, otimizar rotas, usar veículos pequenos para entregas last mile, torna o processo mais ágil e economiza combustível.
Entregas Full
As entregas Full consistem basicamente em realizar uma compra, fazer o pagamento e receber a mercadoria em algumas horas, geralmente ainda no mesmo dia. Contudo, mesmo que seja uma novidade ainda pouco conhecida, já é considerada bastante eficiente.
Todavia, este tipo de compra e entrega costuma ser mais complexa que o tradicional, por essa razão carece dispor de um grande centro de distribuição, visto que é necessário dispor de estoque de produtos a pronta entrega.
Omnichannel
O omnichannel é um conceito bastante conhecido, já que trata-se do famoso “compre e retire”, o qual representa a interligação do estoque ao sistema online. Sendo assim, requer uma estratégia e organização logística, isso porque é preciso garantir algumas etapas como por exemplo, formas de pagamento simplificadas e que o pedido esteja disponível em poucas horas para retirada.
Diante disso, várias são as empresas que já trabalham com este conceito. Trata-se de uma mudança importante que principalmente deve contar com planejamento e organização nos processos internos e externos, além também de ótimo controle de estoque.