Com a era da informatização, as rotinas diárias têm se modificado significativamente e se tornado mais rápidas, eficientes e assertivas. Isso porque, várias áreas ficaram mais modernas, como é o exemplo da logística, o qual tem como objetivo principal a digitalização dos processos.
Assim sendo,o setor logístico está cada vez mais em busca da melhoria contínua e é por esse motivo que a logística 4.0 surgiu. Por meio desse novo modelo de processo as atividades se tornam automatizadas, melhora a conectividade, agiliza as operações, traz maior eficiência e fornece visão mais integrada e sistêmica da cadeia de suprimentos.
O que é a logística 4.0
A saber a logística 4.0 deu-se a partir de outro movimento, a indústria 4.0, que utiliza a tecnologia para otimizar as operações. Desse modo, o setor logístico segue essa mesma ideia e assim cria um sistema produtivo mais coeso, eficiente, ágil e automatizado.
Quando aplicado na rotina diária das transportadoras, o uso de sistemas tecnológicos permite produtividade mais assertiva em processos como: contêineres, armazenamento, transportes, paletes, rotas de entregas, frota dos veículos, entre outros.
Neste contexto, verifica-se a possibilidade de aplicar a tecnologia em diversas áreas, já que irá melhorar boa parte dos processos, e consequentemente tornando-os mais eficazes.
A evolução da logística
Inicialmente, a logística começou a ser concretizada ainda por volta da civilização egípcia antiga, o objetivo era conservar os grãos que serviam para manutenção do império, como maneira de contornar as cheias do rio Nilo.
Diante disso, em uma linha do tempo a evolução da logística é descrita da seguinte forma:
- Logística 0 (entre 1900 e 1940): Era feita do Campo ao Mercado e com foco principal na economia agrária;
- Logística 1.0 (entre 1940 e 1960): Especialização e necessidades de guerra, focado no desempenho funcional;
- Logística 2.0 (entre 1960 e 1970): Integração interna de processos;
- Logística 3.0 (entre 1970 e 1980): O mais importante é o cliente é quem importa, é o foco é na busca por eficiência;
- Logística 4.0 (iniciou em 1980 e está em evolução até hoje): A era do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia. Focado em tornar a logística como um diferencial de negócio.
O objetivo da logística 4.0
Certamente o principal objetivo da logística 4.0 é modernizar toda a operação, o qual é feita a partir de sistemas tecnológicos que melhoram cada fase do processo. Devido a isso, automatiza-se as atividades com recursos inteligentes, dá mais visibilidade para os tomadores de decisão e flexibiliza os modelos de negócios.
Como funciona a logística 4.0?
A logística 4.0 funciona com integração tecnológica dos processos e assim permite aproveitar o potencial máximo da automação e da inteligência artificial. Isso ocorre tanto nas operações internas ou externas da empresa.
Neste contexto, o uso de softwares é importante para o gerenciamento do supply chain com bases em previsões. Outro ponto é a integração das informações, que centraliza todos os dados de forma que nenhum se perca.
Além disso, possibilita diversos benefícios relevantes para o setor como:
- Qualidade nos serviços prestados;
- Agilidade nas entregas;
- Gera maior confiabilidade dos clientes;
- Flexibilidade;
- Novos conceitos de planejamento;
- Controle e monitoramento dos fluxos de informações.
Principais Tecnologias
Para implementação da logística 4.0 ser eficaz é preciso o uso de sistemas tecnológicos que agregam valor aos processos, com resultados positivos que geram satisfação maior aos clientes.
Inteligência Artificial – Este possibilita que uma máquina tome decisões automáticas durante os processos, garante mais rapidez, eficiência e diminui as chances de erros.
Internet das Coisas – Com ele, alguns equipamentos já são capazes de funcionar de forma automatizada, seguindo apenas as orientações estipuladas pelos sistemas. Resultado é o aumento da produtividade e redução de custos operacionais e ou com profissionais
Cloud Computing – Facilita o gerenciamento de informações, que permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar.
Big data – É um complemento importante já que dá uma visão mais estratégica da cadeia produtiva.
Marchine learning – Trata-se de um recurso que busca analisar informações de forma automática para a formação de modelos analíticos.
Os impactos no negócio
O conceito logística 4.0 é uma aplicação cada vez mais importante para o setor, visto que proporciona melhor controle dos procedimentos. E assim permite que haja organização e transparência, impactando diretamente em áreas como:
Integração de informações
Na era da conectividade as informações têm sido integradas de forma fácil, com acesso simplificado e eficaz. Por isso, na logística 4.0 os dados são integrados e dependem um dos outros para estarem completos e prontos para análise.
Controle da cadeia de suprimentos
Maior controle da cadeia de suprimentos, ocorre porque é possível dispor de uma visão integrada e holística, o que torna tudo mais prático e eficiente. Diante disso, todos os envolvidos de uma cadeia de suprimento entendem como cada atividade influencia em seu próprio trabalho e as soluções de problemas são mais rápidas.
Satisfação dos clientes
a saber, com processos logísticos mais integrados e baseados em tecnologia também impactam na satisfação dos clientes. Uma vez que aumenta a qualidade dos serviços prestados, reduz ocorrências de erros, entregas são feitas com mais agilidade e tem maior segurança nas operações.
Operacional
O principal objetivo da logística 4.0 é otimizar os processos operacionais, a melhor forma disso acontecer, em geral, é por meio da automação de processos e integração de dados. Isso porque, os gestores analisam de modo mais aprofundado as etapas da cadeia logística.
Redução de perdas
Em relação a redução de perdas, a logística 4.0 auxilia para que haja cada vez menos erros que consequentemente diminui as chances de perdas materiais e financeiras.
Portanto, a logística 4.0 impacta positivamente nas operações, já que resulta em melhorias consideráveis e até mesmo em vantagens competitivas para o setor.