O transporte de cargas é uma das atividades mais cruciais existentes, já que tudo ao nosso redor passa por este setor. É a partir dele que a maioria dos setores conseguem exercer parte ou todas suas atividades. Isso fica ainda mais evidente quando lembramos da greve dos caminhoneiros em 2018 que praticamente para o país.
Em vista disso, já parou para pensar sobre as particularidades deste setor? Quais são suas curiosidades? Isso porque, é relevante conhecer ações que ocorrem apenas nas operações logísticas e também seus principais fatos históricos. Deste modo, preparamos a seguir 7 curiosidades importantes relacionadas ao transporte de cargas. Confira:
1 – Brasil possui a quarta maior malha rodoviária
A saber, o Brasil possui a quarta maior malha rodoviária do mundo, mais precisamente são 1,7 milhões de quilômetros de rodovia. Quase metade da terceira colocada, a Índia, com 3,3 milhões, já na segunda colocação está a China com mais de 4 milhões e quem lidera são os Estados Unidos com 6,5 milhões de km.
Por essa razão, acredita-se que pela grande quantidade de estradas existentes no país, o transporte de cargas utilize mais o rodoviário que outros modais para distribuição e entregas de mercadorias.
2 – Transporte de cargas fator imprescindível para Black Friday
Quem nunca realizou uma compra na Black Friday? Ainda mais de forma online.
Mas para que todas essas vendas sejam concretizadas é imprescindível trabalhar junto à logística e contar com o transporte de cargas, principalmente quando se tratar de e-commerce.
Dado isso, os lojistas precisam necessariamente contar com empresas do setor logístico para garantir eficiência nesse processo e assim cumprir os prazos de entregas e com as mercadorias em perfeitas condições.
3 – O desenvolvimento da tecnologia no setor
Em relação a tecnologia, na década de 1970, o caminhão era considerado apenas um veículo para o transporte de cargas, visto que não havia compromisso com seu desempenho operacional. Entretanto, desde então, tudo vem mudando e o modal rodoviário cresceu e se desenvolveu tecnologicamente.
Dessa maneira, surgiram softwares e ferramentas como sistemas de rastreamento de cargas, monitoramento e telemetria, os mais conhecidos e usados, pois inibem roubos e garantem logística mais eficiente.
4 – Ergonomia NR-11
Quanto a ergonomia, o transporte de cargas deve contar com esta metodologia em seus procedimentos de segurança. Neste sentido, a Norma Regulamentadora n°11 ou simplesmente NR-11 é este procedimento que obrigatoriamente necessita ser implementado nos serviços de transporte, armazenagem, manuseio e movimentação de cargas.
Sendo assim, os padrões são definidos tanto para gestores, colaboradores e motoristas, mas também no que diz respeito a equipamentos. E ainda conta com outras diretrizes relacionadas ao índice de emissão de gases tóxicos, os quais devem ser controlados em armazéns e no manuseio de mercadorias, a fim de evitar maiores poluições que prejudiquem o meio ambiente e a saúde dos funcionários.
5 – Mulheres no transporte de cargas
Geralmente ligamos o transporte de cargas a homens, principalmente quando o assunto é conduzir caminhões. Contudo, de uns tempos para cá, isso vem mudando e vemos cada vez mais mulheres nas atividades logística e na condução das entregas.
Diante disso, segundo uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional de Transportes) indica que exista aproximadamente 10 mil mulheres conduzindo caminhões nas estradas brasileiras. Isso corresponde apenas 0,5% da categoria, é pouco, porém significa um crescimento das mulheres nas práticas destas atividades, acredita-se que logo este número deverá crescer e diversificar cada vez mais o setor.
6 – No modal aéreo o piloto não fica sozinho na cabine
Certamente, essa é uma das curiosidades mais interessantes, uma vez que o piloto e o co-piloto não devem ficar sozinhos na cabine, assim quando um deles sair é recomendado que um comissário de bordo fique em seu lugar.
Para entender melhor, trata-se de um método de segurança do voo, em que o comissário fará companhia ao tripulante que ficar na cabine, seria basicamente uma maneira de vigiá-lo. Isso porque, caso ocorra algo com o piloto, tem alguém para ajudar e buscar socorro.
7 – Logística no Brasil com maturidade comercial em 1990
A logística no Brasil existe há muito tempo, porém só ganhou maturidade comercial na década de 1990, dado que foi nessa época que a redução de alíquota entrou em vigor no país.
Por essa razão, a logística foi primordial para guiar as organizações e atender as demandas com maior eficiência. Além do mais, muitos produtos passaram a ser levados para locais próximos ao consumo, até mesmo em regiões que não seriam servidas por essas entregas, como em cidades pequenas.